Sistema Fecomércio apóia visita dos Presidentes da ABAV à Paraíba

Encontro AbavDurante este final de semana, os presidentes das Associações Brasileiras de Agência de Viagens (ABAVs) de todo o Brasil terão a oportunidade de conhecer de perto os atrativos turísticos da Paraíba. Desde a última quinta-feira, 26, o grupo participa da II Reunião do Conselho de Presidentes e Diretoria da ABAV Nacional, que acontece no Mussulo Resort, no município do Conde. O evento é promovido pela ABAV Paraíba e conta com a parceria e o apoio do Sistema Fecomércio e de outras instituições públicas e privadas.

A solenidade de abertura da Reunião aconteceu na manhã desta sexta-feira, 27, no Centro de Convenções Angola do Mussulo Resort,  e contou com a presença de várias autoridades, da imprensa e do trade turístico. No evento houve a composição da mesa de honra, execução do Hino Nacional feita pelo músico acordeonista Ricardo Brito e a entrega de uma placa de agradecimento a todos os parceiros, feita pelo presidente da ABAV Paraíba, Roberto Brunet.

“Quero agradecer a todos que estão envolvidos na realização deste evento, seja de forma direta ou indireta, todos que fazem a cadeia produtiva do turismo no nosso estado e que estão realmente comprometidos com a busca da excelência deste setor”, declarou Roberto Brunet.

O presidente da ABAV Nacional, Carlos Alberto Amorim, complementou o agradecimento, destacando a importância desse evento não só para o fortalecimento das ABAVs estaduais, como também para o setor turístico, beneficiando assim toda a sociedade. “É fundamental a união e o alinhamento entre os poderes municipal, estadual e nacional para que consigamos desenvolver o turismo. Essa é uma tarefa conjunta entre as três esferas e também entre os setores privados”, destacou Carlos Alberto.

O presidente do Sistema Fecomércio Paraíba, Marconi Medeiros, aproveitou a ocasião para reafirmar o compromisso da entidade em apoiar o turismo. “Sempre estamos prontos para colaborar com todas as ações e eventos que sejam a favor do desenvolvimento do turismo. Afinal, é esse setor o grande responsável por gerar renda e emprego ao nosso estado e ao nosso país”, afirmou Marconi.

Além das discussões pertinentes à categoria, a programação do encontro nesta sexta-feira inclui uma apresentação do Destino Paraíba, às 18h30, com todos os atrativos turísticos do estado. Em seguida, os participantes dançarão muito forró, xote e xaxado no Arraiá da ABAV, que contará com a apresentação de quadrilhas juninas e do Grupo Folclórico do Sesc.

O evento se estende até o sábado, 28, com passeios pelas praias do Conde e city tour em João Pessoa. A programação ainda inclui visita aos atrativos turísticos e históricos da capital paraibana e a oportunidade dos visitantes de provar da gastronomia local. À tarde, o grupo fará um passeio de catamarã e encerra o dia vislumbrando o famoso pôr-do-sol do Jacaré, em Cabedelo.

Associação Brasileira de Agências de Viagens

A ABAV é formada pelas Agências de Viagens espalhadas por todo o território nacional. São mais de três mil empresas associadas, responsáveis por 80% do movimento do mercado nacional – incluindo emissão de passagens aéreas, reserva de hospedagens, transporte turístico terrestre, locação de automóveis, operação de pacotes, cruzeiros marítimos, entre outros. A associação divulga a oferta de produtos e serviços turísticos com impacto em 52 setores econômicos.

No Brasil, as Agências de Viagens mantêm cerca de 35 mil empregos diretos e mais de 100 mil indiretos. Composta por um Conselho Nacional, que é eleito democraticamente e tem sede em São Paulo, a entidade de representação máxima do setor está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, com as 27 unidades que formam o Sistema ABAV.