Paraíba ganha Câmara Brasileira de Comércio Exterior

A Federação do Comércio da Paraíba lançou, na última sexta-feira, 27, a Câmara Brasileira de Comércio Exterior do Estado da Paraíba (CBCEX PB). O evento contou com a presença de empresários ligados à área de produção, importação e exportação, além de representantes políticos e de várias autoridades.

 

Com iniciativa da Fecomércio Paraíba, presidida pelo empresário Marconi Medeiros, a CBCEX PB terá a coordenação de Marcelo Abrantes. O momento também teve a participação do Coordenador da Câmara Brasileira de Comércio Exterior, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Rubens Medrano.

Para o Presidente da Fecomércio-PB, Marconi Medeiros, “este é um momento oportuno para desenvolvimento do estado e para o crescimento do comércio, marcando a Paraíba como um grande e promissor estado importador e exportador no cenário nacional e internacional”, ressaltou.

O Coordenador da Câmara Brasileira de Comércio Exterior do Estado da Paraíba, Marcelo Abrantes, falou da sua trajetória de quase 30 anos no comércio exterior e destacou a atuação da Câmara. “Pretendemos desenvolver um trabalho em conjunto com os empresários, órgãos do Governo, Receita Federal e Estadual, Ministério da Agricultura e órgãos que, direta ou indiretamente, estão envolvidos na área do comércio exterior, para que tanto para o paraibano como o estado possam obter resultados mais positivos. Uma das nossas metas será a aproximação com as câmaras de comércio de países com os quais os nossos empresários e o nosso estado têm interesse em fazer negócios”, apontou.

Já o Coordenador da Câmara Brasileira de Comércio Exterior, Rubens Medrano, ressaltou a implantação da Câmara no estado. “Após a assinaturas dos acordos comerciais que o Brasil assinou, principalmente com a União Europeia, nós temos que dar a mesma atenção que damos à economia doméstica à economia internacional. Então essa iniciativa da Fecomércio Paraíba merece todo o nosso apoio e merece também todo o apoio dos empresários, pois é uma ferramenta eficaz para lançar na Paraíba no comércio internacional, seja na importação ou na exportação dos seus produtos”, afirmou.

Além dessas participações, contribuíram com seus discursos o Secretário de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Gustavo Costa Feliciano; o Superintendente do Banco do Nordeste, Wesley Maciel; o Gerente de Negócios do Banco do Nordeste, Rostand Mota; e o Gerente de Negócios da Superintendência do Banco do Brasil, Alexandre Carvalhares. O evento também contou com a palestra O mundo corporativo – a parabaneidade que faz a diferença, conduzida pelo conferencista Gonçalo Pontes.

Com a CBCEX, a Paraíba ganha mais uma ferramenta para seu desenvolvimento econômico. Através da Câmara, os empresários terão mais visibilidade na idealização, implementação e coordenação de atividades relativas ao comércio exterior, além de estimular a importação de bens de capital.