Fecomércio comprometida com o desenvolvimento paraibano

Sertão de portas abertas para as águas do São Francisco

A Paraíba foi contemplada com as obras de integração do Rio São Francisco. A conclusão do Eixo Norte do projeto irá beneficiar todos os setores econômicos do sertão do estado, trazendo novos ares de esperança e desenvolvimento para uma região que é historicamente castigada com a seca. Com o objetivo de promover um debate sobre a gestão dessas águas, a Fecomércio e o Sebrae idealizaram o Seminário de Transposição do Rio São Francisco e Oportunidades de Desenvolvimento para a Região, que aconteceu no final de março em Cajazeiras. Participaram da programação diretores e conselheiros da Fecomércio, do Sesc, do Senac e do Sebrae; empresários ligados ao comércio e à indústria; e representantes de diversas entidades afins.

Autoridades estiveram presentes no evento

Estiveram presentes o Prefeito de Cajazeiras, José Aldemir; Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Paraíba, Rômulo Polari Filho; o Coordenador-Geral de Obras e Fiscalização do Ministério do Desenvolvimento Regional, Tiago Portela; o Superintendente da Sudene, Gen. Araújo Lima; o Superintendente do BNB na Paraíba, João Nilton Martins; o Reitor da UFCG, Antonio Fernandes Filho; o Diretor-Presidente da FAEPA, Mário Borba; o Diretor-Presidente da AESA, Porfírio Catão; o representante da CODEVASF, Paulo Vasconcelos; e o Coordenador da Câmara de Comércio Exterior da Paraíba, Marcelo Abrantes. A programação foi dividida em dois segmentos: o primeiro, um painel sobre Oportunidades de Desenvolvimento; e o segundo, sobre Gestão das Águas.

Para o presidente da Fecomércio, Marconi Medeiros, destaca a importância da ação. “Com a chegada das águas do São Francisco através da obra de transposição do Eixo Norte, a região ganha uma das maiores riquezas produtivas, capaz de alavancar todos esses setores e destacar o sertão da Paraíba como uma referência no Nordeste. Temos certeza que com a boa gestão, o sertão se tornará uma das regiões mais ricas da Paraíba”. O Secretário Rômulo Polari Filho reforçouo o comprometimento do Governo do Estado com o projeto. “Desde o início trabalhamos em desbravar este projeto. Tenho o prazer, enquanto engenheiro, de participar hoje de discussões sobre o que faremos com as águas que estão chegando. Unindo forças com todas estas instituições, sei que acontecerá de forma eficiente”, frisou.

O Superintendente da Sudene, Gen. Araújo Lima, afirmou que “é importante destacar a evolução da Paraíba entre os demais estados, porque ela se planeja e organiza com um povo e os poderes público e privado comprometidos. Este evento é uma materialização de um trabalho que demonstra prospectividade e oportunidades”. O reitor da UFCG, Antonio Fernandes Filho, também frisou que a instituição está disponível. “Estamos dispostos a cooperar e agir de forma ativa com a realização das mudanças necessárias para o bom desempenho da utilização das águas do São Francisco”, destaca.

Evento foi aliado a visitas à região

Além do Seminário das Águas, os participantes do evento realizaram visitas ao canal da transposição nas barragens Caiçara e Boa Vista, localizados na cidade de São José de Piranhas. O trecho, inaugurado em outubro de 2021, tem oito quilômetros de extensão e se localiza entre os reservatórios Caiçara, em São José de Piranhas, e Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras. O investimento federal na estrutura, que vai beneficiar moradores da Paraíba e do Rio Grande do Norte, foi de R$ 49,7 milhões.