Bons resultados de 2022 aspiram boas expectativas para 2023

O ano está se encerrando e, mais uma vez, venho ressaltar o quanto a economia está crescendo e surpreendendo positivamente com bons resultados em 2022 que nos deixam otimistas para 2023.

Os últimos números de 2022 nos mostram esse crescente na economia. Um desses é o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, que cresceu 0,4% no 3º trimestre, em comparação com os três meses anteriores, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O dado representa o quinto trimestre de alta consecutiva. Em valores correntes, o PIB no terceiro trimestre de 2022 foi estimado em R$ 2,544 trilhões. Esse resultado marca o maior patamar da série histórica do PIB, iniciada em 1996.

Os dados do emprego apresentam, dia a dia, que mais brasileiros estão empregados formalmente. De acordo com os dados do Novo Caged, do Ministério do Trabalho e Previdência, o Brasil criou 159.454 postos de trabalho em outubro. E, no acumulado do ano, o saldo é de 2.320.252 novos trabalhadores no mercado formal.

Na Paraíba, a geração de empregos com carteira assinada é animadora. Em outubro, o saldo positivo foi de 1.230 postos de trabalho. Com destaque para o comércio e os serviços que, juntos, foram responsáveis por cerca de 95% do saldo de novas vagas. Levando em consideração o acumulado do ano, a Paraíba tem saldo positivo de 22.875 empregos formais.

O consumo das famílias também está em contínuo crescimento. Em novembro, foi registrada a décima alta consecutiva na Intenção de Consumo das Famílias (ICF) apurada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O índice teve um aumento de 1,3% no penúltimo mês do ano, quando alcançou 89 pontos. E, em relação a novembro de 2021, o crescimento foi de 21,3%.

Esta alta na intenção de consumo foi impulsionada pela Copa do Mundo, pela Black Friday e pelo Natal. Estas datas também são responsáveis pelo aumento das vendas no terceiro trimestre. A expectativa é de que na Paraíba as vendas de final de ano tenham um crescimento da ordem de 7,5% em relação ao mesmo período do ano passado. O que esperamos é que seja o melhor Natal dos últimos tempos.

E, para o período mais importante para o comércio, que são as festas de fim de ano, também são esperadas as criações de cerca de sete mil novas vagas de empregos temporários em todo o estado.

Além disso, a pesquisa realizada pelo Instituto de Planejamento, Estatística e Desenvolvimento da Paraíba (INDEP), da Fecomércio Paraíba, mostrou que 64,54% dos consumidores paraibanos manifestaram o desejo de comprar presentes neste final de ano. O dado é 2,41 pontos percentuais (p.p) superior aos que tinham intenção de comprar no Natal de 2021.

Voltando para o cenário nacional, a arrecadação de receitas federais atingiu R$205,475 bilhões em outubro de 2022, o que representa um aumento real de 7,9% em relação a outubro de 2021. No acumulado desse ano (janeiro a outubro/2022), a arrecadação foi de R$1,836 trilhão, segundo a Receita Federal/ Ministério da Economia. Tanto os números de outubro como os do acumulado do ano registram o melhor desempenho arrecadatório desde 1995; isso mostra que o Brasil se apresenta pujante econômica e socialmente.

Na Paraíba, a arrecadação do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e de outros tributos, como IPVA e ITCD, também vem surpreendendo a cada mês. No acumulado do ano, o total geral da receita tributária do estado chega a mais de R$7 bilhões, de acordo com a Secretaria da Fazenda da Paraíba.

Por todos esses números e tantos outros que deixaram 2022 como um marco de crescimento econômico, é que estamos esperançosos que o ano que se aproxima seja de ainda mais desenvolvimento no estado e no país. Desejamos que o Poder Público, com seus novos representantes, possa continuar estimulando este crescimento, que os trabalhadores persistam em ser essa força de trabalho que faz a economia funcionar e que os empresários prossigam acreditando e investindo no país e na Paraíba.

Marconi Medeiros

Presidente da Fecomércio Paraíba