Volume de vendas no varejo aumenta 1,2% no mês de julho, na Paraíba, diz IBGE

O volume de vendas no varejo da Paraíba no mês de julho aumentou 1,2% em comparação ao mês de junho, de acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada nesta quarta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

De acordo com a pesquisa, além do aumento em comparação ao mês de junho deste ano, houve um aumento discreto também em relação ao mês de julho de 2018 no comércio varejista, de 0,1%. Já de janeiro até julho deste ano, houve queda de 5,6% nas vendas do comércio varejista em 2019 em comparação ao mesmo período de 2018. Também houve queda de 2,2% nos últimos 12 meses.

O comércio varejista abrange as atividades relacionadas a combustíveis e lubrificantes; hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo; tecidos, vestuário e calçados; móveis e eletrodomésticos; artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos; livros, jornais, revistas e papelaria; equipamentos e material para escritório, informática e comunicação; outros artigos de uso pessoal e doméstico.

A pesquisa realizou levantamento do volume de vendas no comércio varejista ampliado, que inclui todas atividades do comércio varejista junto às áreas de veículos e motos, partes e peças; e material de construção.

Nesta categoria, houve crescimento de 0,1% nas vendas do mês de julho de 2019 na Paraíba em comparação a junho. Em comparação ao mesmo mês de 2018, julho teve crescimento de 2,2%. Assim como no comércio varejista, no comércio varejista ampliado, as vendas caíram 3,8% de janeiro a julho de 2019 em relação ao mesmo período em 2018. Também houve queda de 0,8% nas vendas dos últimos 12 meses.

 

Por G1 PB