Empresas turísticas terão 'selo de qualidade'

 

Cadastur

O ministro do Turismo, Pedro Novais, assinou uma portaria nesta semana que cria um cadastro nacional dos estabelecimentos turísticos. O Cadastur vai reunir informações sobre empresas e profissionais liberais do turismo que atuam no país. Os serviços prestados por eles passarão por fiscalizações estaduais e, caso aprovados, receberão um selo de qualidade.

"O Cadastur será como um CPF [Cadastro de Pessoas Físicas] para o turismo", explicou Novais, após anunciar a medida, na cerimônia de abertura do 6º Salão do Turismo, em São Paulo. "Quando o turista for fazer um passeio de lancha, por exemplo, pelo número do Cadastur e o selo, ele vai saber se a lancha foi fiscalizada e se está adequada para prestar o serviço", afirmou.

Pedro NovaisSegundo o ministro, o Cadastur já foi aprovado em testes feitos pelo ministério. Agora, o projeto será ampliado para que turistas brasileiros e estrangeiros possam pesquisar os serviços turísticos nacionais e se certificar sobre a qualidade deles. Novais disse também que pretende regulamentar a profissão de guia turístico e o funcionamento das agências de viagem até dezembro deste ano.

O Salão do Turismo ocorre até domingo (17) nos pavilhões do parque do Anhembi. O evento inclui exposições sobre destinos turísticos brasileiros, debates sobre o setor e rodadas de negócio entre empresas turísticas. A organização estima que mais de 100 mil pessoas devem visitar o Anhembi, nos cinco dias do evento, e a expectativa é de movimentação de cerca de R$ 8 milhões.

Fonte: Folha.com com Ascom da Fecomércio Paraíba