PBTur estima aumento de 5% na ocupação hoteleira este ano

 

Com a proximidade da Semana Santa, que acontece entre os dias 30 de março e 1º de abril (Domingo de Páscoa), a rede hoteleira da Paraíba já conta com reservas e algumas já lançaram pacotes. João Pessoa possui 119 meios de hospedagem, que dispõem de 11.133 leitos, sendo 52 hotéis, 49 pousadas, dez flat e oito hostel. A capital e os litorais sul e norte possuem 14.384 leitos.

 

Como o litoral paraibano e as belezas naturais do estado são ótimas opções de lazer para os turistas brasileiros no feriado prolongado, as estimativas da presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, é de que o fluxo de hospedagem tenha aumento em torno de 5% a mais que o mesmo período do ano passado. Para se ter ideia, no início de janeiro deste ano o setor registrou uma ocupação média de 95% dos leitos nos finais de semana.

Na avaliação da presidente da PBTur, somada à ocupação hoteleira, é também no feriado da Semana Santa que muitos turistas visitam a Paraíba e ficam hospedados em casas de parentes. “A Semana Santa é um feriado prolongado e muitos turistas vem à Paraíba e eu acredito que a ocupação hoteleira fique em torno de 5% a mais que no ano passado, levando-se em conta também que muitas famílias ficam hospedadas nas casas de familiares ou de amigos em diversos municípios do estado”, explicou.

O presidente da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado da Paraíba (Fecomércio-PB), Marconi Medeiros, também está otimista com o potencial turístico de João Pessoa para este ano. Ele destacou sobre o levantamento mensal realizado pelo Setor de Estatísticas da diretoria de Economia e Fomento da PBTur, que registrou em janeiro último uma ocupação de 83,60% dos leitos disponíveis no período, sendo um resultado de 5,92 pontos percentuais superior a janeiro de 2017.

"A capital paraibana tem grandes atrativos naturais e culturais. As praias de João Pessoa fazem o turista sempre retornar à cidade, além de pontos de grande porte para o turismo, como o Centro de Convenções. Isso tem feito com que ocorra um aumento na ocupação hoteleira em janeiro deste ano e, com certeza um aumento no período da Semana Santa, onde os hotéis já apresentam um número significativo nas reservas. Nós esperamos para esse período uma taxa de ocupação em torno de 75% e 80%", revelou.

A Rede Nord, por exemplo, que administra oito hotéis em João Pessoa, está bastante otimista e já conta com 80% das reservas no seu total de leitos. “O período da Semana Santa é sempre muito procurado na nossa rede de hotéis. Geralmente nós lançamos pacotes de, no mínimo, três diárias e isso tem sido bastante aceito, o que nos proporciona um feriadão bastante movimentado, a exemplo do que ocorreu no ano passado onde as reservas se esgotaram”, revela Michel Targino, coordenador comercial da Rede Nord Hotéis.

Fonte: Jornal A União