Fecomércio, Sesc e Senac promovem campanha sobre aleitamento materno e arrecadação de potes para doações

O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Paraíba se engajou na campanha do Agosto Dourado em prol do aleitamento materno. Durante todo o mês, as instituições realizam campanhas de conscientização sobre a importância da amamentação com destaque para a doação de leite materno e, além disso, realiza a arrecadação de potes específicos para a doação de leite. A campanha acontece em todas as cidades onde o Sesc e o Senac possuem unidades fixas: João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Patos, Sousa e Cajazeiras; e segue até o final de agosto.

Os potes específicos para a doação de leite materno são feitos de vidro com tampas de plástico, a exemplo dos potes comumente vendidos com café solúvel. Apenas estes tipos podem ser utilizados pois, para ser processado, o leite precisa ser aquecido a 62,5º C por 30 minutos. Após a análise dos potes para verificar as condições ideais, eles serão repassados para maternidades e bancos de leite em cada uma das cidades de coleta.

A doação de leite humano passa pelo processo de coleta, processamento e distribuição para bebês prematuros internados e de baixo peso (menos de 2,5 kg), com patologias, principalmente do trato gastrointestinal, e que não podem ser alimentados diretamente pelas próprias mães. Todo o leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a um rigoroso controle de qualidade antes de ser ofertado a uma criança, conforme rege a legislação que regulamenta o funcionamento dos bancos de leite humano no Brasil.

Os interessados em realizar a doação dos potes devem se dirigir a alguma unidade do Sesc na sua cidade. Em João Pessoa, a doação pode ser feita tanto na Administração Regional do Sesc como no Núcleo de Saúde do Comércio, ambos no centro da cidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 98174-2501.